A História da difusão do Cristianismo nos Tempos Modernos

O propósito primário desta narração excitante é honrar a Deus com a verdade e encorajar aqueles que nunca tiveram o sonho – ou talvez o perderam – de compartilhar o sonho de Jesus da “evangelização de todas as nações nesta geração.” (1 Timóteo 2:3-4) Visto que vivemos em uma era em que a proliferação da informação é normalmente distorcida, eu tenho buscado investigar meticulosamente e documentar em primeira-mão – incluindo minha própria – a incrível história da difusão do verdadeiro cristianismo dos anos 70 até este dia. Muito desta rica história está entrelaçada com a vida de meu ​ “parceiro no evangelho” Kip McKean – conhecido como um pregador, missionário, reformador, teólogo e humanitário. Portanto, usando muitas de suas experiências como uma linha do tempo – sua fé, suas falhas e sua chama reacendida – permitiram uma interpretação detalhada deste ​ “relato ​ [histórico] ordenado.” (Lucas 1:1-4; Atos 1:1).

VISÃO GERAL

Dr. Thomas Wayne McKean II ( 31 de Maio, 1954 – presente) foi nomeado segundo seu ancestral Thomas Mckean, que foi dos signatários da Declaração de Independência. (Sua mãe o apelidou de “Kip”) Em 2003, Kip se tornou evangelista para a Igreja de Cristo Internacional de Portland. Em outubro de 2006, depois de três valentes anos de esforço para trazer reforma as Igrejas de Cristo Internacionais que se desintegravam, o Espírito Santo usou Kip, logo juntou-se a outros valentes discípulos em todos os continentes, para dar início ao novo Movimento de Portland / Comprometimento Total!

Em Maio de 2007, Kip e Elena McKean juntamente com 40 outros discípulos de Portland implantaram a Igreja Cristã Internacional da Cidade dos Anjos, que agora tem 1,200 nos Cultos de Domingo! Enquanto liderando a Igreja da Cidade dos Anjos, Kip serviu como o “Evangelista de Missões Mundial” para o, agora, movimento Cristão que cresce mais rapidamente no mundo! Outro marco atingido em 2012, décadas de sonhos e orações foram cumpridos com a fundação do Colégio Internacional de Ministros Cristãos onde Kip serve como presidente.

De nota em 1979, Kip e Elena foram convidados para liderar a Igreja de Cristo de Lexington (depois renomeada Igreja de Cristo de Boston). Desses “30 futuros discípulos”, o Espírito acendeu um movimento de igrejas conhecido como Movimento de Boston e em 1994 renomeou a Igreja de Cristo Internacional. O abraço tenaz de Kip do sonho radical de Jesus de “evangelizar as nações em uma geração,” sua corajosa reforma teológica, seu fervor pessoal juntamente com sua carismática e intransigente pregação bíblica, permitiu que o Espírito tomasse o evangelho de uma pequena igreja definhando em Boston para se tornar quase 400 igrejas em 171 em 196 nações do mundo no ano de 2000! Então este nobre esforço foi tragicamente dizimado em 2001, 2002 e 2003, Deus enviou Kip a um caminho rochoso de sofrimento e redenção. Por dois anos, ele vagou numa solitária, vastidão espiritual, que o humilhou grandemente. Contudo, esses dias sombrios finalmente fortaleceram a decisão de Kip de cumprim “o sonho”. Portanto em 2014, e é incrível que em apenas sete anos, o novo movimento Totalmente Comprometido de Deus tem quase 60 congregações em 26 nações…. e subindo! Por uma perspectiva histórica, nenhum outro pregador no século passado tem sido diretamente responsável pela implantação de tantas congregações ao redor do mundo!

Referindo-se à “evangelização das nações nessa geração”, alguns têm perguntado, “Qual será a diferença nesse ‘segundo tempo’?” Isso pressupõe a questão, “Pode ser diferente na segunda vez?” A resposta na escritura é um retumbante sim! A primeira vez que os Israelitas se aproximaram da Terra Prometida, a sua falta de fé os levou o desejo maligno de escolher um líder diferente do que Deus havia escolhido e retornar a vida de escravidão no Egito. Essa falta de fé em última instância resultou em suas mortes no deserto. A segunda vezque o Espírito guiou os Israelitas para a fronteira da Terra Prometida, o povo Hebreu – tendo aprendido a confiar em Deus em suas caminhadas pelo deserto – agora tiveram sucesso em tornar realidade o sonho e a promessa de Deus. Esse mesmo ensinamento do passado com fé será verdadeiro para o novo Movimento de Total Comprometimento à Deus. Como Kip pregou no Jubileu de 2010 sobre o tema A Terra Prometida na Segunda Tentativa, “A segunda vez é melhor porque Deus recompensa a busca”.

CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Vida Pregressa e Família
  3. Casamento e Filhos
  4. Colegial e Anos de Faculdade
  5. Preparo de Deus e Educação
  6. Teologia Revolucionária
  7. O Movimento de Boston Começa
  8. Crescimento e Impacto sem Precedentes
  9. Implantações do Movimento de Boston
  10. Liderança Central – Os Líderes de Setor Mundial
  11. Missões Evangelísticas Mundiais – Sabático
  12. Salmo de Cape Fear
  13. A Destruição de um Movimento Global​
  14. Demitido Por Homens – Aprovado Por Deus
  15. O Espírito Move Os McKeans Para Portland
  16. Canção de Portland
  17. Ministério Global da Internet Começa
  18. A Controvérsia de Portland
  19. O Nascimento do Movimento de Discípulos Totalmente Comprometidos
  20. O Espírito Leva os McKeans Para Los Angeles
  21. A Igreja de Portland Se Desvia
  22. O Projeto Coroa de Espinhos
  23. Do Mais Distante Horizonte, Deus está Colhendo
  24. O Novo Movimento Multiplica
  25. A Fundação do Colégio Internacional de Ministros Cristãos
  26. 2014 – O Ano de Oração
  27. Fiel até o Fim

Clique aqui para ler o artigo completo.