“A sua verdade está Marchando”

raullynda

Raul Moreno, atualmente evangelista principal da Igreja Cristã Internacional de São Paulo
Artigo escrito em 2007, quando liderava a igreja de Santiago, Chile.

“Todavia, queremos ouvir de sua parte o que você pensa, pois sabemos que por todo lugar há gente falando contra esta seita”. Atos 28:22

Esta é a pergunta que os judeus em Roma apresentaram para Paulo sobre o primeiro movimento cristão. Em resposta, Paulo pregou a partir das Escrituras do Antigo Testamento. “Alguns foram convencidos pelo que ele dizia, mas outros não creram.” (Atos 28:24) pregar a verdade gera polêmica e, por vezes, até mesmo divisão.

O questionamento dos judeus a Paulo em Roma ecoa as palavras que as pessoas têm a respeito do discipulado e do novo movimento que o Espírito iniciou em outubro de 2006, em Portland, Oregon. Ambos difamadores e defensores agora chamam esta família de igrejas “Movimento de Discipulado totalmente comprometido” (Sold-Out Discipling Movement). Apesar de antes eu ter ido contra este movimento, sou agora um participante entusiasta desse esforço nobre.

Aqui estão as minhas opiniões sobre os eventos que ocorreram em Santiago, Chile, os quais me levaram a tomar essa decisão.

Eu conduzi a Igreja de Cristo Internacional de Santiago (ICOC) pelos últimos quatro anos e meio. Durante esses anos, eu era apoiado financeiramente pelos sacrifícios das congregações ICOC da Flórida, as quais sou eternamente grato. Embora esses anos tenham sido muito difíceis por toda as ICOCs ao redor do mundo, Deus abençoou a Igreja de Santiago com muitos batismos, bem como nos permitiu plantar mais três igrejas no Chile. De fato, aos olhos de muitas pessoas, a ICOC de Santiago foi uma inspiração durante esses tempos difíceis.

No entanto, entre 2003 e 2004, a Igreja de Santiago começou a perder força e diminuir numericamente. Portanto, em janeiro de 2005, minha esposa e eu viajamos para Portland, Oregon para testemunhar em primeira mão sobre o crescimento mais rápido e controverso na ICOC. Surpreendido com a ICOC de Portland, pedimos a Kip McKean e Elena para discipular à nós e à Igreja de Santiago. O que não foi mencionado é que a saúde e o crescimento da Igreja de Santiago e das igrejas recém implantadas aconteceu, em grande parte, porque o Espírito trabalhou com o discipulado dos McKeans de janeiro de 2005 até novembro de 2006.

No entanto, em novembro de 2006, após o começo do novo movimento, eu havia decidido não fazer parte disso, porque eu pensei que eu poderia ajudar a ICOC na América do Sul, trabalhando com os líderes da ICOC da Flórida. Porém, depois de muita oração, estudo bíblico e observação nos oito meses que se seguiram, fiquei convencido de que a existência de um novo movimento não era somente bom, mas necessário. Aprendi que o Movimento de Boston, que se tornou a ICOC em 1994, foi iniciado em 1979 pelos McKeans. A ICOC de 1979 a 2000 teve visão e convicções que difere muito da ICOC de hoje. Após quatro anos sentindo-me frustrado por, na minha opinião, o regresso da ICOC à teologia das igrejas de Cristo tradicionais, fiquei convencido de que a maior parte da ICOC que eu estava filiado não era mais de um movimento cujo sonho era evangelizar o mundo em nossa geração. Tinha simplesmente se tornado uma comunhão de igrejas autônomas.
Em agosto de 2007, encontrei-me com a liderança da Igreja de Santiago e três dos quatro casais (minha esposa e eu incluído), decidiram que a ICOC de Santiago deveria se tornar parte do novo movimento. Então isso foi o que aconteceu. Como o evangelista principal, liguei para a congregação inteira para acompanhar o grupo de liderança de Santiago em apoiar esta decisão. Muito infelizmente, dois casais líderes de duas das recém implantadas igrejas no Chile vieram para manifestar sua reprovação à nossa decisão no dia em que eu a anunciei. Ainda mais confuso para os discípulos de Santiago foi que três dias depois, três evangelistas vieram da Flórida para se opor a nossa decisão.

Como em Atos 14: 1-2, a maioria dos discípulos da igreja ficaram convencidos pelo relatório desses líderes. Como resultado, apenas 30 dos 270 membros seguiram os líderes que os haviam guiado pelos últimos quatro anos e meio. Empolgante, porém, dos 30 que ainda estavam conosco, 20 eram líderes de bate-papos bíblicos!

Os três evangelistas da Flórida começaram a falar de mim e outro casal líder do ministério como fonte de divisão, assim nos marcaram. Eles também deram conselhos para aqueles que eles tinham influenciado a evitar os discípulos que decidiram a seguir o nosso exemplo. De fato, há uma nova congregação em Santiago, Chile. Essa igreja é a única que decidiu não seguir seus líderes. Eles ainda nomearam um deles como seu líder “novo”. A congregação que agora lidera está praticando exatamente o que eu tenho ensinado durante todo o meu tempo, em Santiago. Adotamos os ensinamentos originais da ICOC. O nome da congregação que eu ainda lidero é a Igreja Cristã Internacional de Santiago. A nova igreja é chamada de ICOC de Santiago só porque o quarto e único casal dissidente do grupo de liderança era o administrador, que, como presidente do conselho, levava consigo os direitos e nome da Igreja. Agora, um mês após a separação, a Igreja Cristã Internacional de Santiago está novamente prosperando e começando a batizar!

A seguir estão algumas das razões pelas quais eu tomei esta decisão:

1. Igreja da Bíblia vs Igreja do Novo Testamento

As principais igrejas de Cristo e da ICOC de hoje em dia, em geral, acreditam que os princípios e metodologias que podem ser aplicadas para a igreja só são encontradas no Novo Testamento. Eles abraçam os ensinamentos do movimento de restauração americana de 1800. Thomas Campbell, um dos primeiros líderes do movimento de restauração, cunhou a frase: “Fala, onde a Bíblia fala e se calar onde a Bíblia é silenciosa.” Em outras palavras, se não houvesse um mandamento explícito ou padrão no Novo Testamento, em seguida, qualquer outra prática seria considerada “anti-bíblica.” Por exemplo, tornou-se pecado aos olhos da Igreja linha principal de Cristo a utilização de instrumentos musicais no culto de adoração, uma vez que não ocorre nas igrejas do Novo Testamento, exceto no céu no Apocalipse.

A Bíblia mostra que a mãe e a avó de Timóteo eram discípulas. Portanto, em sua juventude, Timóteo veio a conhecer as Escrituras. (2 Timóteo 4:14-17). Sem dúvida, as Escrituras referidas em 2 Timóteo, é o Antigo Testamento. Paulo exorta Timóteo a usá-las “para ensinar, corrigir, repreender, e instruir na justiça.” Assim, pois, os princípios do Antigo Testamento são aplicáveis ​​à igreja hoje, mas não a Lei de Moisés.

Os McKeans e aqueles que estavam com ele construíram o Movimento de Boston, a ICOC original, em uma abordagem radicalmente diferente à Escritura. Eles acreditavam que, “Fala, onde a Bíblia é silenciosa, e ficar em silêncio onde a Bíblia fala.” Portanto, se a Bíblia ordena alguma coisa, você fica em silêncio e obedece a Deus. No entanto, se a Bíblia é silenciosa sobre um assunto, então pode-se implementar qualquer princípio, estrutura ou prática, contanto que não contrarie as Escrituras.

Este conflito de interpretação bíblica e aplicação iniciou os eventos de 2002-2003. Conceitos como líderes mundiais de setor líderes Geográficos de setor, Evangelistas principais, discipulado, bate-papos bíblicos, liderança central e um “líder do movimento” foram abandonadas pela maioria das igrejas ICOC e chamado de “anti-bíblico.” No entanto, ficou claro para mim que os princípios de parceiros de discipulado existem em relacionamentos, como Moisés e Josué, Elias e Eliseu, Naomi e Ruth, assim como Paulo e Timóteo. Da mesma forma, vejo os princípios de bate-papos bíblicos (pequenos grupos organizados) em Jesus e seus discípulos. Eu vejo o princípio de um Líder Mundial de Setor ou um Líder geográfico do Setor em Tito sobre as igrejas em Creta. (Tito 1:5) Eu vejo uma liderança central com um único líder de todo o Antigo Testamento em homens como Moisés, Josué, os juízes e David. Na verdade, Deus levantou cada um desses líderes para salvar Israel. (Juízes 2:6-19) No Novo Testamento, quando Jesus andou fisicamente a terra, Ele era o líder do movimento de Deus. Uma vez que o movimento foi criado entre os judeus, Paulo recebeu o cargo por Deus para evangelizar todos os gentios. (Atos 9:15-16, 1 Timóteo 2:3-7, 2 Timóteo 4:17). No final de 2002, a maioria das igrejas ICOC tornou-se autônoma e, aparentemente, cada uma dessas congregações afastou-se em uma direção diferente em relação a estes princípios. Poucos voltaram a alguns desses conceitos que eles haviam abandonado e considerado pecaminosos uma vez.

2. Autonomia vs Fraternidade

Em 1 Coríntios 4:14-21 e Tito 1:5, o princípio da autoridade no discipulado é claramente visível na relação de Paulo com Timóteo e Tito. Estas Escrituras provam que as decisões direcionais foram feitas fora de uma igreja local, promovendo assim a unidade entre as igrejas e a propagação do movimento. Como Paulo disse: “de acordo com o que eu ensino por toda parte, em todas as igrejas.” (1 Coríntios 4:17). Assim, nas Escrituras, vemos uma liderança centralizada. Infelizmente, a norma na ICOC é a autonomia. Por quê? Porque eu acredito que todo mundo quer seu próprio reino. É importante salientar que as igrejas autónomas têm discípulos autônomos, porque os membros, assim como os líderes, não querem prestar contas a ninguém. Com autonomia, algumas igrejaspodem crescer de forma dinâmica, mas sem supervisão evangelistas, nunca haverá um movimento coletivo de igrejas em crescimento dinâmico, como a ICOC foi de 1979 a 2001.

Algumas igrejas dizem que não são autônomas, pois seus líderes têm influência das igrejas de fora. Eles buscam informações e conselhos de outros líderes para que eles pensem que não são autônomos. No entanto, eles são autônomos, porque todas as decisões finais são feitas localmente, mesmo que procurem o conselho. No final do dia, não existe qualquer liderança central regulando as suas ações. Este é o tipo de interação que a maioria dos líderes das igrejas da Flórida adotam. É interessante que todos os evangelistas, em todas as congregações da ICOC Florida respeitam a autonomia de outras igrejas da Flórida, mas não respeitam “minha autonomia” para tomar decisões na igreja que Deus colocou para eu liderar. Eu estava marcado pelas decisões que fiz na igreja como seu líder, porque eu abracei a visão das Escrituras do Movimento de Boston e, portanto, da liderança da igreja e do discipulado também.

3. Evangelizar o mundo em nossa geração

Em Mateus 28:18-20, Jesus diz aos seus discípulos para fazerem discípulos de todas as nações. É incrível ver no livro de Atos, o crescimento numérico e expansão geográfica da igreja. Em Colossenses 1:6, a Bíblia diz: “Por todo o mundo este evangelho vai frutificando e crescendo” Isso é incrível! Nos 30 anos depois que o Espírito começou a igreja, o mundo conhecido foi evangelizado. Se foi feito antes, então, pode ser feito agora. Evangelizar o mundo em uma geração foi a visão convincente do Movimento de Boston. Ainda hoje, muitos discípulos já não acreditam nisso. Dizem que têm de evangelizar o mundo, mas não em sua geração. Isso tira o sentido da visão e urgência necessária para realizar o sonho de Jesus.

Concluindo, eu tomei esta posição porque é preciso um movimento de igrejas unificadas de apenas discípulos para evangelizar este mundo perdido em uma geração. Apesar de eu ter sido marcado como divisor e, portanto, “perdido” aos olhos deles, eu quero esclarecer que eu não considero meus irmãos da ICOC como perdidos, nem tenho cortado qualquer comunhão. Minha esposa e eu temos estabelecido nossas vidas há oito anos no campo missionário, mostrando que a nossa primeira lealdade é para com Deus, o Seu reino e a Sua missão. Minha oração é que um dia todos nós possamos nos reunir. Até lá, vou permanecer fiel a essa visão. Pois, não importa quais sejam as circunstâncias ou perseguição, “Sua verdade está marchando.”

Raul Moreno